Entregando os fardos.

segunda-feira, 8 de julho de 2013


Entregando os fardos

A vida do homem, em muitos aspectos, é difícil e complicada, cheia de altos e baixos, sempre impondo responsabilidades e sofrimentos variados. Dessa forma, podemos afirmar que nenhum de nós está isento de sofrer ou passar por adversidades, mas mesmo assim podemos ter a certeza de que teremos auxílio em meio a essas dificuldades. Resumindo, todos nós precisamos de um auxílio para que carreguemos os nossos fardos diários.

O salmo 68, no versículo 19 vai afirmar “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo.” Em primeiro lugar, o que vem a significar “fardo”? Conforme o dicionário Aurélio significa “coisa ou conjunto de coisas, mais ou menos volumosas ou pesadas, que se destinam a transporte, carga, pacote, embrulho, volume.” De forma figurada, significa “o que custa a suportar, ou o que impõe responsabilidade.” Ou ainda significa as dificuldades e situações extremamente adversas que sobrecarregam e oprimem as pessoas. Sendo assim, podemos perguntar: quem nunca passou ou está passando por uma situação em que tem que carregar algum tipo de fardo?

Para algumas pessoas, o fardo é o seu trabalho, já que são escravas dele, vivendo assim deprimidas e estressadas.  Outras, porém, num país em que o desemprego sempre é ameaça e o salário é defasado, carregam o fardo da dificuldade financeira. Também existem as pessoas que sofrem em virtude do fardo ocasionado por alguma enfermidade, seja ela física ou emocional. Há ainda o fardo proporcionado pelos vícios ou pelas preocupações com o futuro. Isso tudo indica que são muitos os fardos a serem carregados. Como poderemos carregar tais fardos sem sermos vencidos por eles?

Jesus vai nos dar a resposta nos lançando um maravilhoso convite no evangelho de Mateus (11:28): “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” Ele convida a todos os que se acham e se reconhecem cansados e sobrecarregados pelo peso de seus fardos, a irem até seu encontro pela fé, para assim receberem o alívio e descanso para a vida. Não adianta se preocupar em demasia com as dificuldades e adversidades, isso só vai aumentar o peso dos fardos.

Para que tenhamos um “fardo leve” é necessário que entreguemos os nossos caminhos a Deus, dia após dia, confiando nEle e não somente em nossas próprias forças. Jesus é quem pode trazer ajuda, refrigério e libertação para a alma cansada, pois é Ele quem diariamente, cuida de nós.

Por isso podemos mesmo declarar como o autor do salmo: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo!”

Comentários:

Postar um comentário